—Thích Nhat Hạnh
"Quando quer que uma semente, digamos a semente da raiva, surja na nossa sala de estar e se manifeste como uma formação mental, a primeira coisa que nós podemos fazer é tocar a semente da atenção plena e convidá-la para entrar também. Agora nós temos duas formações mentais dentro da sala de estar. Isso é atenção plena na raiva. Atenção plena é sempre atenção plena em alguma coisa. Quando nós respiramos com atenção plena, isso é atenção plena na respiração. Quando nós comemos com atenção plena, isso é atenção plena no comer. Então, nesse caso, a atenção plena é atenção plena na raiva. A atenção plena reconhece e acolhe a raiva. O que quer que estejamos fazendo, seja cozinhando, varrendo, andando, respirando, nós podemos continuar gerando a energia da atenção plena, e a semente da atenção plena em nós se tornará mais forte.
A raiva não é inimiga. Ambas atenção plena e raiva são nós mesmos. A atenção plena está lá não para suprimir ou brigar contra a raiva, mas para reconhecê-la e cuidar dela – é como um irmão mais velho ajudando um irmão mais novo. Assim, a energia da raiva é reconhecida e acolhida gentilmente pela energia da atenção plena.
Nossos blocos de dor, mágoa, raiva e desespero querem surgir na nossa consciência, na nossa sala de estar, porque eles cresceram e precisam da nossa atenção. Eles querem subir, mas nós não queremos que esses convidados indesejados subam porque eles são dolorosos. Não queremos encará-los, então enchemos a sala de convidados. Ligamos para uma amiga. Pegamos um livro. Ligamos a televisão.
Se pudermos aprender a não ter medo dos nossos “nós de sofrimento”, começamos a deixar que eles circulem e aprendemos como acolhê-los e a transformá-los com a energia da atenção plena. Reconhecemos, acolhemos e cuidamos dessas energias negativas.
Toda vez que você dá às suas formações internas um banho de atenção plena, os blocos de dor em você se tornam mais leves. Então dê à sua raiva, ao seu desespero, ao seu medo, um banho de atenção plena todos os dias. Após alguns dias ou semanas trazendo-nas a tona diariamente e as ajudando a voltar novamente lá pra baixo, você cria uma boa circulação na sua psique."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
por Milene Siqueira Os óleos essenciais (oe) estão classificados em três níveis olfativos caracterizados por suas notas, são el...
-
Os Florais atuam de forma vibracional, podendo nos dar apoio em questões agudas. Mas sua função principal é atuar sobre as causas que origin...
-
Por Leila Massière (...) As medicinas do Oriente são também bastante emancipatórias: permitem que o doente deixe de ser paciente e se...
Nenhum comentário:
Postar um comentário